sábado, 1 de junho de 2013

Jesus, o Bom Pastor - Sábado

João 10:7-18                             Por  Pr. Marcos de Oliveira
10.7 Então, Jesus voltou a falar-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.

10.8 Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram.

10.9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo. Entrará e sairá, e achará pastagem.


10.10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude.

10.11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

10.12 Mas o empregado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge. E o lobo as ataca e dispersa.

10.13 O empregado foge porque é empregado e não se importa com as ovelhas.

10.14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

10.15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

10.16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu também as conduza. Elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

10.17 Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para retomá-la.

10.18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou espontaneamente. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Essa ordem recebi de meu Pai.

Em toda a Bíblia nos são apresentados apenas dois caminhos, nunca três ou quatro, mas somente dois. Nosso Senhor apresenta-se para nós como o caminho certo. Ele nos remete a uma visão geral sobre as vantagens e desvantagens em uma trama sobre a qual o bem e o mal andam em paralelo. Quando nos fala a respeito do bem, mostra-nos também o mal com suas desvantagens, tal como os salteadores que o antecederam (v. 8), o ladrão que rouba, mata e destrói (v. 10), e o mercenário que bate em retirada ao ver que o perigo se aproxima (vv. 12,13). No texto de hoje vislumbramos a esperança e a felicidade em permanecermos juntos de nosso Bom Pastor Jesus. Ele nos conhece, doa-se a Si mesmo por nós e preocupa-Se por buscar aqueles que ainda não pertencem ao Seu rebanho. Louve a Deus neste sábado e agradeça-Lhe mais uma vez por nos ter enviado Seu Amado Filho, a fi m de que vivêssemos a fé com esperança no porvir garantido de gozo e satisfação eternos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário