sexta-feira, 25 de abril de 2014

MEDITAÇÃO BÍBLICA DIÁRIA - Sexta-feira

Mateus 5:21-30
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."


Muitos mestres ensinavam que o pecado se dá no plano da ação (objetivo). Jesus, porém, mostra que os pecados que cometemos em oculto na mente (subjetividade) são igualmente graves, ampliando o alcance da lei. Jesus nos revela que todas as coisas estão nuas diante do Pai. E que, se aos olhos humanos alguém pode não ser pecador, aos olhos de Deus todos pecamos e carecemos de sua misericórdia. A lei existe não para oprimir, mas sim para nortear nossas ações, tornando-se uma expressão do amor, cuidado e preocupação de Deus com nossa santificação como um todo. Em suma, devemos respeitar a lei, não para sermos melhores que nossos irmãos, mas, sim, para estarmos mais próximo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário