sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sexta – Mateus 12:31-43

"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.
A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.
E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra."


 
Neste texto, palavras são comparadas a frutos, e estes vêm de árvores que, por sua vez, produzem conforme sua espécie. Sendo assim, é óbvio que uma mangueira só poderá produzir mangas, o cajueiro, caju, e assim sucessivamente. Ora, muitos acham que nasceram como filhos de Deus, e isto nós sabemos que só se alcança como direito por recebermos a Jesus, como Salvador e Senhor; outros admitem que nasceram caídos, mas que podem mudar isto por seus próprios esforços, como se uma mangueira pudesse simplesmente passar a produzir cajus! A questão central é que precisamos ter nossa natureza modificada, para produzirmos novas palavras e atitudes. Não adianta simplesmente decidir ser “uma boa pessoa”, é preciso ser transformado pelo poder do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário