domingo, 3 de março de 2013

Domingo – Atos 16:1-5

"E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número."


Devemos estar cientes que o Espírito Santo habita em nós e, sendo assim, todos devem notar a luz de Cristo brilhar em nós. Em nossas decisões o mais importante é seguirmos a direção dele. Era assim com o viver de Timóteo: “Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo” (v. 2, NTLH). É bom lembrar, também, da mãe de Timóteo, Eunice, que ensinou o menino no caminho em que deveria andar. Adicione a isso o olhar diferenciado do apóstolo Paulo, que viu no jovem Timóteo o talento e um futuro promissor para o Evangelho. Não obstante tudo isso, Paulo, considerando a tradição judaica, e para evitar transtornos, pede que Timóteo se circuncide por causa dos judeus. Ele não era obrigado a circuncidar-se, mas voluntariamente o fez para passar por cima de qualquer barreira que impedisse seu testemunho por Cristo. Às vezes precisamos ir além dos requisitos mínimos a fim de que nossa audiência receba nosso testemunho. Oremos para que Deus esteja sempre no comando de nossa vida, na vida da Igreja e para o avanço do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário