quinta-feira, 14 de março de 2013

Sábado - Atos 18.24-28

"E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.
Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo."



Durante a ausência de Paulo apareceu em Éfeso um judeu convertido, chamado Apolo, de Alexandria, Egito. Era um pregador eficiente, cheio de sabedoria, fervoroso de espírito, com grande conhecimento da Escritura.125 Ainda assim, precisava crescer no conhecimento da Palavra e foi o que Priscila e Áquila fizeram: ajudaram-no a crescer ensinando-lhe sobre o Caminho do Senhor, com mais precisão, como haviam aprendido de Paulo. Mais tarde, Paulo escreveu: “eu plantei, Paulo regou” (1Co 3:6), referindo-se ao ministério de Apolo na Igreja. Apolo, com humildade, aceitou a ajuda do casal, demonstrando verdadeiro espírito cristão. “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, nos recomenda a Palavra de Deus (1Pe 3:18). Sejamos como nosso Senhor, que “crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos Homens” (Lc 2:52).

Dsa. Marlene de Oliveira Garcia

 125 CLASEN, Jaime et al. Quem é quem na Bíblia. Rio de Janeiro: Reader’s Digest,

2005, p. 480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário