domingo, 10 de fevereiro de 2013

Domingo - Atos 8:1-4

"E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.
E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.
E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra."


Alguém já disse que o sangue derramado pelos cristãos primitivos era tal qual semente que brotava e germinava frutificando e multiplicando intensamente. É isto que podemos ver neste texto que mostra o que ocorreu logo depois da morte e do sepultamento de Estevão. Houve pranto e muita dor por parte de seus irmãos demonstrando o amor que sentiam por ele. Porém, a informação mais importante talvez seja aquela que fala da dispersão ocorrida. Os discípulos de Cristo estavam concentrados ainda em Jerusalém, onde Jesus ordenara que permanecessem até receberem poder do alto. Ora, eles já haviam recebido tal poder, mas ainda estavam no mesmo lugar! A morte de Estevão foi, então, o fator desencadeador da dispersão que levou o Evangelho para outras partes do mundo conhecido de então, pois aonde chegava um cristão ali se anunciava a Palavra da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário