quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quinta-feira – Atos 14:8-23

"E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaónica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.
E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido."


A meditação bíblica de hoje me fez pensar em como Paulo, Barnabé e os demais apóstolos da Igreja primitiva eram diferentes de muitos que se dizem apóstolos, evangelistas e conferencistas de nossos dias. Após Deus realizar um milagre na vida daquele homem coxo, por intermédio de Paulo, as pessoas e o sacerdote pagão daquela cidade queriam adorar a Paulo e a Barnabé. Mas aqueles grandes servos de Deus sabiam que eram instrumentos usados pelo Criador e não se deixaram levar pelos elogios daquele povo. Trataram logo de esclarecer qual era sua missão, que consistia em pregar o Evangelho. Quando Jesus esteve na Terra, Ele não pregou sobre prosperidade ou curas, mas sim sobre o reino de Deus. A pregação dele era sobre arrependimento e mudança de vida! Seus discípulos fizeram o mesmo. Os milagres eram apenas um complemento, pois o foco era anunciar o reino de Deus e essa é a missão da Igreja de Cristo ainda hoje! Temos nós, batistas do sétimo dia, cumprido essa missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário