sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Cura do Cego de Nascença - Sábado


João 9:1-17
9.1 Passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

9.2 E seus discípulos lhe perguntaram: Rabi, quem pecou para que ele nascesse cego: ele ou seus pais?
9.3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus.
9.4 Enquanto é dia, é necessário que realizemos as obras daquele que me enviou; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
9.5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
9.6 Tendo dito isso, cuspiu no chão e fez barro com a saliva; e aplicou-o sobre os olhos do cego.
9.7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou enxergando.
9.8 Então os vizinhos e os que antes o tinham visto quando mendigo, perguntavam: Não é ele que se sentava para mendigar?
9.9 Uns diziam: É ele. E outros: Não, mas se parece com ele. Ele, porém, afirmava: Sou eu mesmo.
9.10 E perguntaram-lhe: Então, como os teus olhos foram abertos?
9.11 Ele respondeu: O homem que se chama Jesus fez barro, aplicou-o sobre os meus olhos e disse-me: Vai até Siloé e lava-te. Eu fui, lavei-me e passei a enxergar.
9.12 Eles então lhe perguntaram: Onde ele está? E ele respondeu: Não sei.
9.13 Ocorreu que levaram aos fariseus o homem que fora cego.
9.14 Era sábado o dia em que Jesus fez o barro e lhe abriu os olhos.
9.15 Os fariseus também lhe perguntaram como ele passara a enxergar. Ele lhes respondeu: Ele aplicou barro sobre os meus olhos, lavei-me e passei a enxergar.
9.16 Por isso, alguns fariseus diziam: Esse homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Outros diziam: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E houve divisão entre eles.
9.17 E voltaram a perguntar ao cego: Que dizes a respeito dele, visto que te abriu os olhos? O homem respondeu: Ele é profeta.

Por muitas vezes Jesus afirmou aos seus discípulos que Ele era a luz do mundo (v. 5), mas também afirmou que eles deviam tornar-se “fi lhos da luz” (Jo 12:36), ou seja, a luz que receberam de Jesus deveria continuar brilhando em sua vida. Amados, é nosso dever brilhar neste mundo, mas de nós mesmos não podemos. É preciso crer na Luz que veio ao mundo para que possamos, então, refletir o brilho de Sua glória. E quais são os raios de luz que devem ser encontrados em nossa vida? Os mesmos que existiam em Jesus: amor, graça, misericórdia, perdão e o poder do Espírito Santo. Você consegue enxergar estes elementos em sua vida? Devemos ser luz, como Jesus também foi, devemos dar vista aos “cegos” que, sem saber, estão caminhando para um terrível abismo. Se eu e você não fizermos nada, triste será o fim destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário