sábado, 4 de maio de 2013

Meta: Prosseguir para o alvo!


Após um longo período sem postagens, peço desculpas àqueles que fielmente acompanham este blog. Convido-os a fazermos um exame dos escritos paulinos em Filipenses 3:12-16.  Grande abraço e boa leitura!


3.12 Não que eu já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, procurando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.
O que Paulo diz que ainda não alcançou? A perfeição, certo? Pois bem, o apóstolo esclarece que na vida cristã não há um momento em específico que qualquer um de nós possa dizer que já alcançou tal estágio de nível espiritual e de maturidade que possa se sentir perfeito. O fato de sermos alcançados por Cristo não nos torna automaticamente perfeitos. A própria Bíblia não referenda isso.  Sabendo que não possui completa maturidade, Paulo expressa a necessidade de prosseguir, ou seja, precisa continuar amadurecendo, preciso a cada dia ser separado, precisa a cada dia ser mais semelhante a Cristo. Quando Paulo diz que procura “alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus” , ele quer dizer que precisa completar a obra que Deus iniciou na vida dele. Nós fomos alcançados por Cristo para alcançar a Ele.


3.13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado; mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
Assim, consciente de ter sido alcançado, procura esquecer tudo aquilo que um dia valorizou ou achou que seria essencial na vida dele. Lembremo-nos que Paulo já teve todos os motivos para se achar perfeito. Segundo seu relato, era hebreu de hebreus, foi circuncidado ao oitavo dia, era da linhagem de Israel, da tribo de Benjamin, chegando ao ponto de dizer que segundo à justiça que há na lei, era irrepreensível. Essas foram “virtudes” dele e como se achava “perfeito” por causa delas. Agora, ele precisa esquecer tudo isso, Jesus deu a ele um novo sentido na vida e por isso precisa seguir adiante para conquistar não a maturidade como um fim em si mesmo,....   


3.14 prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
....mas para manter-se na trajetória que alcançará o alvo. Veja que o valor máximo do apóstolo agora fica bem explícito. O prêmio do chamado celestial! O chamado celestial feito por Deus que pode ser alcançado através de Cristo Jesus e que redundará na ressurreição e na vida eterna!    


3.15 Por isso, todos os que somos aperfeiçoados tenhamos esse mesmo modo de pensar; e, se em alguma coisa pensais de outro modo, Deus também vos revelará isso.
Olha como o apóstolo deixa mais claro que buscar a perfeição nada mais é que ser aperfeiçoado. Mas neste “aperfeiçoado” Paulo se refere ao grupo dos que foram chamados por Deus e declara que este grupo deve pensar deste modo, ou seja, se eu preciso alcançar um alvo preciso manter-me em movimento e assim como uma flecha após lançada do arco deixa o seu rastro para trás e segue adiante, nós precisamos fazer a mesma coisa. Qualquer um de nós que julga já ter alcançado o alvo, talvez tenha alcançado o alvo errado.


3.16 Mas prossigamos na medida da perfeição que já atingimos.
Não esmoreça achando que o alvo é muito distante, não seja arrogante achando que alcançar o alvo é fácil, nem seja tolo ao ponto de achar que já alcançou o alvo. Simplesmente siga. Não queira parecer o que não é, pois isso será frustrante e o fardo se tornará pesado. Lembremo-nos de que em Filipenses 1:6  temos a garantia que Deus completará a boa obra. Apenas busquemos completar a jornada! A nossa transformação é gradual para que saibamos que precisamos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário