segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jesus, O Bom Pastor - Segunda-feira

Números 27:12-20       Por  Pr. Marcos de Oliveira
27.12 Depois dessas coisas, o SENHOR disse a Moisés: Sobe a este monte de Abarim e vê a terra que dei aos israelitas.

27.13 E, depois de tê-la visto, tu também serás recolhido ao teu povo, como aconteceu com teu irmão Arão;

27.14 porque no deserto de Zim, no confronto da comunidade, fostes rebeldes à minha palavra, não me santificando diante dos israelitas a respeito das águas; estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.


27.15 Moisés respondeu ao SENHOR:

27.16 Que o SENHOR, Deus dos espíritos de toda a humanidade, nomeie um homem para liderar a comunidade;

27.17 alguém que saia e entre à frente deles e que os faça sair e entrar, para que a comunidade do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.

27.18 Então o SENHOR disse a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos;

27.19 apresenta-o diante do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade, e ordena-o diante deles;

27.20 e porás da tua glória sobre ele, para que toda a comunidade dos israelitas lhe obedeça.

Moisés é descrito como o homem mais manso da terra (Nm 12:3). No entanto tal virtude é momentaneamente rechaçada por uma estranha atitude de descrença e arrogância perante Deus (Nm 20:10-12). Com o direito de entrar em Canaã vedado, Moisés é agraciado com uma visão panorâmica da tão sonhada terra prometida vista do monte Nebo e, finalmente, adormece nos braços do Altíssimo. Antes, porém, era-lhe necessário apresentar a Israel seu substituto. Deus indicou-lhe Josué, o qual é constituído como o novo líder do povo sob as mãos impostas do próprio Moisés perante todos. Israel sempre precisou de um líder. O mesmo acontece na Igreja do Senhor. Ano após ano, geração após geração, um novo líder assume a Igreja do Senhor, trazendo consigo mudanças administrativas, estilos e tendências. Uma coisa, porém, nunca muda: a Palavra de Deus (Mt 24:35). Sacerdotes terrenos precisam ser substituídos devido à limitação de seu tempo no mundo. Mas o Supremo Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário