sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Mensagem do Lenço Dobrado


"No primeiro dia da semana, estando ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada e viu que a pedra havia sido removida.
Então, correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.
Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao sepulcro.
E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro.
Abaixando-se, viu* os panos de linho deixados ali, mas não entrou.
Chegando Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos de linho deixados ali.
Viu também que o lenço, que fora colocado sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas dobrado em lugar à parte." João 20:1-7

 
Sabemos que as Escrituras revelam a mensagem do Senhor, e uma mensagem em particular é sobre a morte e ressurreição de Cristo. Em uma leitura superficial deste texto, observamos claramente que trata sobre a vitória de Cristo sobre a morte. Podemos visualizar Maria Madalena correndo, ansiosa para contar aos discípulos o que acabar de ver, ou melhor, do que não viu. Cristo não estava mais na sepultura.  Pedro e o outro discípulo, provavelmente João,  correram para o local onde Jesus havia sido sepultado. Agora vamos a uma leitura aprofundada. Os discípulos viram os panos de linho e também observaram que o lenço que cobria a cabeça de Cristo estava "dobrado em lugar à parte". Estranho não é? Se alguém tivesse violado o túmulo, e levado o corpo, por que deixariam ali os panos e ainda por cima, o lenço dobrado? O certo é que o túmulo não foi violado!
Para enterdemos melhor a mensagem, que aos nossos olhos, está velada, precisamos conhecer um pouco da tradição judaica. Em particular, vamos analisar a tradição do Amo e do Servo. Diz a tradição, que  quando o Servo punha à mesa de jantar para seu Amo, fazia-o na certeza de que estaria do agrado do seu Mestre. Enquanto o Amo não tivesse terminado de comer, o Servo não poderia retirar a mesa sob hipótese alguma e não poderia estar no alcance da visão do seu Senhor. Quando terminasse de comer, o Amo pegaria o lenço, limparia a boca, a barba e seus dedos, o embolaria e jogaria sobre a mesa. O lenço embolado era ao equivalente ao Amo dizer: " Eu terminei". Entretanto, caso o Amo se levantasse da mesa, e deixasse o lenço enrolado ou dobrado, o Servo não poderia retirar a mesa. O lenço enrolado ou dobrado equivaleria ao Amo dizer: "Eu voltarei".
Através desta mensagem, temos uma grande certeza: JESUS VOLTARÁ! ELE DEIXOU O LENÇO  DOBRADO! 

2 comentários:

  1. Muito interessante. Faz nos pensar também que havendo "panos" e um lenço colocado na cabeça de Jesus o assunto de um sudário com a imagem do corpo de Cristo provocada pelos seus exudatos (sangue, líquidos do corpo) é muito duvidoso.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Para dar crédito ao sudário, teríamos que acreditar que Jesus estava completamente despido e coberto unicamente por um lençol. Temos que levar em consideração que os judeus têm rituais milenares, dentres estes, o ritual de preparação do corpo de um morto. O falecido antes de ser sepultado, passava por um ritual de purificação, onde seu corpo era lavado e após a lavagem, secava-se e envolvia o corpo em mortalhas.Como poderíamos imaginar tanto sangue após o corpo ser lavado? Como poderia ter tanto sangue num único pano, se a Bíblia fala em panos? Como poderia ter o registro das mãos de Cristo, cobrindo a pélvis, se no ritual judaico os braços eram colocados ao lado do corpo? Como poderia ter uma imagem tão perfeita do rosto, de forma frontal,se a cabeça do morto era virada de lado? Como poderia, ter no sudário, a imagem de sangue escorrendo, pois no máximo, onde tivesse escorrido, deveria aparecer no pano, somente borrões? Deixo os amados pensarem. Abraço fraternal.

    ResponderExcluir