quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quarta – 1ª Coríntios 6:12-20

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."


Quando o ser humano está dominado pela carne, são produzidos os frutos desta na vida do indivíduo, mas quando o homem está habitado pelo Espírito Santo, toda sua estrutura, inclusive seu corpo, é consagrada ao Senhor. Isto ocorre não de um modo religioso ou forçado, mas como um processo de entrega progressiva daquele que decidiu andar com Deus. Quando essa realidade ocorre em nós, então podemos cumprir tudo o que está no texto de hoje; ou seja, sabemos discernir o que convém, não nos deixando dominar pelos impulsos inerentes ao velho homem, não negligenciando o nosso corpo, entregando-o a descontroles e dissoluções. Devemos, portanto, ter o nosso corpo na mais alta conta, tendo em vista que nos é dada a consciência de que este é o templo e morada do Espírito de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário