sábado, 13 de outubro de 2012

Você é um pavio fumegante?

Bom dia amados do Senhor! Que tal refletirmos no Evangelho de Mateus? Convido-os a abrirem suas Bíblias em Mateus 12:20. 
Para entendermos o que diz esse versículo, temos, primeiro, que descobrir o que é uma cana. Não, não se trata da cana que conhecemos, aquela que nos oferece um caldo delicioso. A cana referida, neste trecho, é uma planta com caule oco e haste longa, encontrada em áreas alagadiças, ou próximas a uma fonte de água. É uma planta flexível, que se dobra facilmente quando atacada pelo vento ou quando submetida à força das águas. Entretanto, essa flexibilidade tem um limite. Muito semelhante ao bambu, não é? Essa planta, tinha suas utilidades, tais como base para instrumento de sopro  e até como apoio, uma espécia de bengala.

E o pavio, o que é? Bem, esse é fácil de saber.  O pavio, também traduzido por torcida, é uma mecha, ou um fio, no qual se coloca fogo para acender velas, lamparinas, candeeiros, entre outras coisas. Esse foi mais fácil, não é? Claro que sim, afinal se não temos contato com lamparinas ou candeeiros, ao menos com velas isso é certo. Caso não tenha faltado luz em sua casa, pelo menos uma vela de aniversário você já acendeu! 
O que Cristo, uma cana quebrada e um pavio fumegante tem a ver comigo e com você? Tudo, absolutamente tudo! Amados, sabe o que se faz com uma cana quebrada e um pavio que fumega? A gente joga fora! Sim, isso mesmo! Será que uma flauta vai dar o devido som se estiver rachada ou uma bengala vai dar apoio se estiver quebrada? Um pavio que fumega, porque já chegou ao fim, ainda iluminará? Não! Por certo, vamos trocar de vela ou de pavio, e o que chegou ao fim, descartamos! Sabe queridos, é isso que o mundo faz conosco quando não servimos mais, nos joga fora. Simplesmente, como objetos descartáveis, somos deixados à beira do caminho ou jogados numa lixeira, como se lixo fôssemos. Neste momento da vida, Jesus, olhando-nos com olhos de compaixão e amor, nos diz: Não serve para o mundo, mas serve para mim. E estendendo suas mãos, nos recolhe, nos acolhe e nos restaura! Bendito seja o Cordeiro! Agora, nas mãos de Cristo, somos restaurados, nossas feridas são tratadas, nossa descrença se torna em esperança e nossa mágoa se torna em perdão. Restaurados, pelas mão de Deus, agora, canas restauradas, temos um cântico novo em nosso lábios e , de forma sobrenatural, por Cristo, seremos luz, em meio às trevas. Amém.     

2 comentários:

  1. Eu creio que somos " jogados fora " muitas vezes , nesta vida . Somos descartados por nao termos mais servir , somos " carta fora do baralho " em outras situacoes . Em algumas delas , nos mesmos nos desperdicamos . Mas Jesus esta sempre pronto e a posto e , se permitirmos , Ele nos regenera para uma vida decente , ainda aqui na Terra .

    ResponderExcluir
  2. Sim, ao Jesus estender as suas mãos, também devemos estender as nossas. Obrigado pelo comentário e que O Senhor seja sempre a sua força.

    ResponderExcluir